Home O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato Links
Simesp
Área do Médico

Associe-se Atualize seus dados Faqs Boleto Online Certidão de Quitação
Comunicação
 


   Editoria: De: Até:    

30/05/2017
Inauguração do novo andar do Simesp presta homenagem ao ex-diretor João Paulo Cechinel
 

SIMESP
O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) ampliou a estrutura de seu Departamento Jurídico e inaugurou, na última sexta-feira (26/05), um novo espaço para recepcionar o médico ou médica que optar por atendimento pessoal na sede do Sindicato em São Paulo. O quarto andar do edifício da rua Maria Paula, 78, agora conta com recepção mais ampla, salas de atendimento climatizadas e com isolamento acústico para maior privacidade e outras melhorias. O local recebeu o nome do médico e ex-secretário de Comunicação do Simesp, João Paulo Cechinel Souza, falecido em 2013, em homenagem à sua memória e trajetória de luta.

Em uma cerimônia emocionada, Eder Gatti, presidente do Simesp e amigo de Cechinel, ressaltou a importância do setor jurídico da entidade e o que significa para o Sindicato eternizar o nome de João Paulo neste departamento. “O Jurídico é extremamente importante, é a nossa principal ferramenta para lutar contra a precarização do trabalho médico e os problemas do SUS. Nada mais justo do que ter o nome do João Paulo associado a esse departamento.”

Infectologista pelo Instituto Emílio Ribas, Cechinel liderou ali o movimento por melhorias das condições de formação dos médicos residentes. Foi eleito presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo no biênio 2008/2009. No ano seguinte começou a trabalhar no Hospital das Clínicas e em 2011 passou a integrar a equipe da secretaria de Imprensa do Simesp. A luta em defesa do SUS, a valorização dos médicos e o questionamento sobre as organizações sociais sempre foram suas bandeiras. “Ele era brilhante. Como médico, como liderança, como amigo”, disse Gatti. Em 2010, João Paulo teve diagnóstico de um tipo raro de câncer – nas glândulas sudoríparas – e trabalhou até o final da vida, em 2012, aos 32 anos de idade.

Na inauguração do Departamento Jurídico, foi o filho de João, o pequeno Gabriel Cechinel, de oito anos, quem teve a honra de expor e ler a placa que homenageia o pai. Já o direitor de comunicação do Simesp, Gerson Salvador, declamou um poema de sua autoria dedicado ao amigo: “(...) Sementes que plantou germinarão,/ Levarei seus sentimentos comigo,/ Querer para todos o mesmo pão!/ Leve consigo as palavras que digo:/ Sua luta seguirá por nossas mãos,/ para sempre seremos bons amigos.”

O ex-presidente do Simesp, Cid Carvalhaes, recordou da determinação do médico durante o tratamento da doença. “João Paulo cumpriu com a agenda de trabalho no sindicato até o final da vida, era impressionante ver tamanha dignidade e determinação. Os médicos haviam dado a ele seis meses de vida. Mas ele seguiu, firme, por mais de dois anos e meio. Os ensinamentos desse jovem médico para sempre permanecerão dentro de cada um que teve a chance de conviver com ele”.

José Erivalder Guimarães, atual diretor do Simesp e também ex-presidente, compartilhou a lembrança de estar com João Paulo em um grande ato do Sindicato no Parque Ibirapuera em 2012 em prol de melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS). “João Paulo levou seu filho, Gabriel, pequenininho, e era um dos mais aguerridos na luta por um SUS digno e verdadeiro. Onde quer esteja, sei que ainda acredita nisso.”

Em nome do Conselho Regional de Medicina (Cremesp), o conselheiro e médico Eurípedes Balsanufo de Carvalho (que também é membro efetivo do conselho fiscal do Simesp), ponderou que, se João Paulo estivesse vivo, estaria ativo na luta pelo direito de todo brasileiro ter acesso digno à saúde. “Vamos manter o sonho do nosso amigo de fazer as mudanças sociais necessárias para que a gente, por meio da medicina, possa preservar os direitos humanos.”

O deputado federal Arlindo Chinaglia, que também foi presidente do Simesp, lembrou do dia em que soube da doença de João Paulo. “Eu esperava tudo menos aquela resposta. Ele falou com tal força, dignidade humana e coragem que não me dei ao direito de me assustar. Estávamos falando de uma daquelas greves dos residentes e discutíamos a participação do Sindicato no movimento. João Paulo defendia um sindicato atuante e está merecidamente homenageado aqui. Nos apoiamos em exemplos e ele é um para todos nós.”


Siga-nos

Fan page: https://www.facebook.com/simespmedicos

Youtube: https://www.youtube.com/simespmedicos


  Galeria de Fotos
Placa em homenagem ao ex-diretor
Novas instalações do Simesp
Inauguração aconteceu em 26 de maio
Gerson Salvador, diretor de Comunicação
Eder Gatti, presidente do Simesp
Eder Gatti e Gerson Salvador
Arlindo Chinaglia, deputado e ex-presidente do Simesp
Ana Cechinel, irmã do homenageado
Família de João Paulo Cechinel
Gabriel Cechinel retirando a cortina de descerramento de homenagem ao seu pai
Gabriel Cechinel
Gerson Salvador, diretor de comunicação do Simesp e família do homenageado
Nova área de recepção do Simesp
Gerson Salvador, diretor de Comunicação do Simesp
.
Ao centro: Cid Carvalhaes, ex-presidente do Simesp
.
Eurípedes Balsanufo de Carvalho, conselheiro do Cremesp
.
Eder Gatti, presidente do Simesp se emociona durante cerimônia

Voltar



O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato  Links
- Diretoria
- Regionais
- Estatuto
- Processo Eleitoral
- Perguntas frequentes (FAQ)
- Associe-se
- Atualize seus dados
- Assessoria Jurídica
- Processos online
- Campanhas Salariais
- Convenções Coletivas
- Cálculo de I.R.
- Homologação
- Banco de Empregos Médicos
- Banco de Imóveis da Saúde
- Mural de Devedores
- Simesp+
- Tipos de Contribuição
- Calendário de Cobrança
- Boleto Online
- Certidão de Quitação
- TV Simesp
- Revista DR!
- Jornal do Simesp
- Simesp Esclarece
- Movimento Médico
- Simesp na Midia
- Cultura e Arte

Sede: Rua Maria Paula, 78 - 1º ao 4º Andar | São Paulo - SP | Cep: 01319-000 | Fone: (11) 3292-9147 - | Fax: (11) 3107-0819